O sentimento de solidariedade dos Portugueses faz-se sentir em muitas iniciativas. Ao longo do fim de semana foi isto que se percebeu: esse sentimento existe e revela-se cada vez mais forte. A palavra solidariedade não é, para a maioria das pessoas, uma palavra vã: é para cumprir à risca.
Boas Notícias!
15:30 |
Divulgação
02:45 |
Para divulgar, junto da comunidade escolar, as diversas iniciativas da Semana da Saúde, foram elaborados cartazes apelativos, onde a criatividade e o rigor da informação conjugaram os seus esforços para o bem de todos! Read Users' Comments (0)
Dica da saúde
04:49 |
"Estudo mostra que comer pescado português é seguro"
01:51 | Etiquetas: Alimentação saudável
"Consumir sardinha, carapau e cavala é seguro do ponto de vista da segurança alimentar. A conclusão é de uma investigação do Instituto Superior de Engenharia do Porto e da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.O estudo vai ser apresentado durante o seminário «Do Mar à Mesa» que decorre no ISEP nos dias 27 e 28 de fevereiro.
Portugal apresenta a taxa de consumo de pescado mais elevada da União Europeia e uma das maiores a nível mundial. Neste contexto, uma equipa de investigadores do ISEP levou a cabo um estudo com o objetivo de avaliar a segurança alimentar no consumo da sardinha, carapau e cavala – as três espécies mais capturadas em Portugal -, no que diz respeito aos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH), alguns dos quais cancerígenos.
Dos quase 900 peixes analisados, todos apresentaram níveis de contaminação muito abaixo dos limites impostos pela legislação Europeia.
Nas espécies avaliadas não foram encontrados quaisquer níveis de benzo(a)pireno, um hidrocarboneto altamente cancerígeno. “Consumir sardinha, carapau e cavala é uma opção saudável”, conclui Maria João Ramalhosa, docente do Departamento de Engenharia Química do ISEP."
Artigo publicado no DN
Pequenos Heróis
11:36 | Etiquetas: Voluntariado
Banco Alimentar Contra a Fome QUEM SOMOS
05:04 |
Os Bancos Alimentares Contra a Fome são...
Uma resposta necessária mas provisória, porque "toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente que lhe assegure e à sua família, a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda aos serviços sociais necessários" (Excerto do artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos do Homem)Uma vocação
Os Bancos Alimentares são Instituições Particulares de Solidariedade Social que lutam contra o desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas.Uma ética
A acção dos Bancos Alimentares assenta na gratuidade, na dádiva, na partilha, no voluntariado e no mecenato.Um compromisso
Os Bancos Alimentares em actividade recolhem e distribuem várias dezenas de milhares de toneladas de produtos e apoiam ao longo de todo o ano, a acção de mais de 1.800 instituições em Portugal. Por sua vez, estas distribuem refeições confeccionadas e cabazes de alimentos a pessoas comprovadamente carenciadas, abrangendo já a distribuição total mais de 275.000 pessoas.A Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome coordena esta acção, anima a rede disponibilizando informação e meios materiais, representa os Bancos Alimentares Contra a Fome junto dos poderes públicos, das empresas de âmbito nacional e de organizações internacionais e efectua, a nível nacional, a repartição de algumas dádivas, criando uma vasta cadeia de solidariedade.
Podes saber mais aqui!
A sopa
08:10 |
Comer sopa…. Isso é “coisa” de criança!
