SINDROMA HEMOLÍTICO URÉMICO (SHU)
Conforme tem sido noticiado, alguns países europeus notificaram o aumento inesperado do número de casos de uma patologia denominada Sindrome Hemolítico Urémico como complicação de gastroenterite aguda (que pode incluir, além de cólicas abdominais, diarreia sanguinolenta, febre moderada e vómitos) provocada por infeção bacteriana a E. coli produtora de toxina entero-hemorrágica.
Em todos os casos detectados constatou-se a existência de uma história de viagem ao Norte da Alemanha.
As autoridades alemãs admitem como fonte provável do surto a ingestão de alimentos crus, nomeadamente salada, tomate, pepinos, etc, contaminados pela citada bactéria, podendo também transmitir-se directamente de pessoa a pessoa.
O período de incubação varia de 3 a 8 dias.
Recomendações da Direcção Geral de Saúde
A regra geral de cumprimento das medidas habituais de higiene pessoal e alimentar é a melhor forma de prevenção contra as infecções transmitidas pelos alimentos:
• Lavar cuidadosamente a fruta e os vegetais,
• Prevenir a contaminação cruzada, não utilizando os mesmos utensílios para diferentes alimentos (facas, garfos, tábuas de cozinha, etc.);
• Separar os alimentos em preparação dos alimentos cozinhados;
• Lavar as mãos antes e após a preparação de alimentos e entre a preparação de alimentos diferentes.
• Os viajantes chegados a Portugal oriundos da Alemanha que apresentarem um quadro de gastroenterite aguda (que pode incluir, além de cólicas abdominais, diarreia sanguinolenta, febre moderada e vómitos) devem procurar cuidados médicos, referindo a condição de viajante na última semana;
in Direcção Geral de Saúde
0 comentários:
Enviar um comentário